#UpForSchool chega ao Brasil


Durante o mês de fevereiro, a A World at School lançou a campanha #UpForSchool no Brasil ao lado de parceiros importantes nos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. A campanha teve início com ações vibrantes em uma igreja carioca e uma escola mineira.


Outras instituições, como escolas públicas, universidades e ONGs também se uniram à campanha e começaram as traças estratégias para envolver suas comunidades nesse movimento em prol do acesso à educação para todas as crianças do Brasil e do mundo.


No país, há 3,8 milhões de crianças fora da escola. Questões como altas taxas de evasão e grandes disparidades regionais na qualidade da educação também agravam o desafio que o Brasil vem se mostrando disposto a superar. A reação à campanha #UpForSchool em diversos grupos foi muito positiva – eles demonstraram compreender as questões e estão prontos para agir. Destacamos alguns entre os muitos momentos emocionantes da campanha #UpForSchool no Brasil.


Paróquia de Santa Cecília e São Pio X, no Rio de Janeiro


Um dos primeiros grupos a apoiar a campanha no Brasil foi a Paróquia de Santa Cecília e São Pio X, no Rio de Janeiro. Houve uma coleta de assinaturas e um debate sobre educação.


Durante seu sermão, o padre Avelino convidou os presentes a assinar a petição e falou sobre sua ideia do que a comunidade deveria enxergar além da mensagem. Enquanto segurava um pôster com as palavras “Junte-se ao movimento pela educação universal”, ele afirmou: “O princípio dessa campanha vai muito além da religião. A educação é um direito humano básico. Vamos nos unir aos muçulmanos, aos hindus, aos judeus e aos ateus que estão apoiando essa petição, porque todos têm o direito de ir à escola”.


Pouco antes, o padre Avelino havia assinado a petição e reiterado o apoio de sua paróquia à campanha. Maria (à dir. na foto acima) foi designada como embaixadora da petição na Igreja, encarregada de colher assinaturas e espalhar a mensagem do #UpForSchool em todas as missas.


Uma freira presente à missa – na foto acima, ela traz em mãos um pôster com os dizeres “lute pelo direto ao ensino” – ficou muito interessada na campanha. “Sou professora”, ela contou. “Levarei a petição para a minha escola porque essa causa é importantíssima. Muitos falam sobre educação no Brasil, mas poucos realmente agem. Isso é agir”. Ela levou um bloco de petições consigo e planeja devolvê-lo à paróquia assim que conseguir mil assinaturas.


Quando a missa das 19 horas terminou, todos os presentes haviam assinado a petição.

Escola Raulino Pacheco em Rio Novo, Minas Gerais


A escola assinou a petição #UpForSchool e promoveu o lançamento da campanha coletando assinaturas entre alunos e professores.


As turmas se reuniram para receber a equipe da A World at School, aprender sobre a campanha e discutir questões relacionadas a educação. A maioria dos alunos teve seu primeiro contato com a informação de que 58 milhões de crianças estão fora das escolas em todo o mundo. Muitos se chocaram ao saber mais sobre assuntos internacionais como casamento infantil e ataques a escolas.


Apesar de conhecerem os desafios enfrentados pela educação no Brasil (e mesmo em sua própria região), a oportunidade de ajudar os menos afortunados a superar barreiras em lugares como a Nigéria, por exemplo, foi a motivação para assinarem a petição #UpForSchool.


Ao assinar a petição, a diretora da escola (acima) reforçou a importância de oferecer um contexto global às crianças. Ela afirmou: “Rio Novo é uma cidade pequena e os alunos aqui não estão expostos à realidade encontrada por crianças do outro lado do mundo. É fantástico que eles possam aprender através de uma campanha assim, ajudando a promover uma mudança”.


Depois do lançamento da campanha, os alunos da Escola Raulino Pacheco coletaram mais assinaturas entre seus amigos e familiares. Eles esperam que a campanha se espalhe pelas escolas vizinhas, somando-se à voz da comunidade nesse movimento global.


Universidade Veiga de Almeida


A Universidade Veiga de Almeida é uma instituição privada brasileira com importantes vínculos com as maiores redes de grupos populares relacionados à conscientização sobre saúde sexual.


Um dos programas mais conhecidos da universidade, o projeto “Só a alegria vai contagiar neste Carnaval”, distribui 500 mil preservativos anualmente em todo o Rio de Janeiro na época do Carnaval.


Eles assinaram a petição #UpForSchool e lançaram a campanha no Carnaval de 2015. Além de distribuir preservativos e materiais informativos, o projeto promoveu a campanha e colheu as primeiras das muitas assinaturas que ainda virão.